quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Tieta

Tieta foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo de Televisão e exibida entre agosto de 1989 e março de 1990. Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares com direção geral de Paulo Ubiratan.
Essa novela foi uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, intitulado Tieta do Agreste, escrito em 1977.
A jovem Tieta é escorraçada da cidade pelo pai Zé Esteves, inconformado com o comportamento liberal da menina e influenciado pelas intrigas da outra filha, a invejosa Perpétua. Rejeitada e humilhada, Tieta vai para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população da pequena cidade de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro. Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece rica, exuberante e decidida a se vingar da família. No dia em que chega, o comércio se encontra fechado por causa de uma missa que está sendo rezada em sua memória. Vestida com calças de couro justíssimas, ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. Seu retorno acaba mudando a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam então a cortejá-la, seja pela sua fortuna, seja pela sua exuberância, e assim começa o drama e romance da novela Tieta.
Essa novela teve como elenco: Claudia Ohana (Tieta na 1° fase),Betty Faria (Tieta), Joana Fomm (Perpétua Esteves), José Mayer (Osnar), Reginaldo Faria (Ascânio Trindade), entre outros.
O livro de Jorge Amado apresenta uma situação dramática clássica: a da mulher que volta rica e poderosa à cidade de onde fora expulsa 26 anos antes, quando ainda era adolescente. À sua volta estão típicos representantes do interior baiano, lutando pela sobrevivência, defendendo ou resistindo a preconceitos, almejando pequenas ambições e que compõem um painel vivo dos conflitos provincianos que antecedem a chegada de sinais de progresso - e suas conseqüências.

Abaixo vemos a abertura da novela Tieta:

Nenhum comentário: