terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cabocla (Homônimo de Ribeiro Couto)

Cabocla foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em 2004, adaptada por Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, com supervisão de Benedito Ruy Barbosa, inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto com direção geral de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes Novela de Benedito Ruy Barbosa, baseada no livro homônimo de Ribeiro Couto.
Luís Jerônimo é um jovem rico. Mulherengo, o rapaz descobre que está com pneumonia. Aconselhado por Edmundo Esteves, seu médico, decide passar uma temporada na fazenda de um primo na fictícia cidadezinha de Paudalho, em busca de ar puro, para evitar que a doença evolua para uma tuberculose, fato muito comum entre os boêmios na época em que se passa a história — final da década de 10, aproximadamente em 1918.
Quando Luís Jerônimo chega à cidade, hospeda-se no hotel do casal Siá Bina e Zé da Estação para esperar o primo, o coronel Boanerges, que vai levá-lo para sua fazenda. Basta uma noite no hotel para Luís se encantar com a filha de Zé e Bina, a tímida e arredia Zuca. No entanto, para viver um grande amor, eles enfrentarão muita resistência por conta das diferenças sociais e do fato de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro peão Tobias. E também pela chegada da espanhola Pepa, apaixonada por Luís, ex-amante do moço rico. Ela se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do coronel viúvo Justino, inimigo político do coronel Boanerges.
Ao lado da trama principal se desenrola a briga política entre os coronéis da região, e assim se desenrola uma serie de situações de competição pela briga política, assim como as tentativas para Luis e Zuca ficarem juntos.
Entre seu elenco estavam: Vanessa Giácomo (Zuca), Daniel de Oliveira (Luís Jerônimo), Tony Ramos (Coronel Boanerges), Patrícia Pillar (Emerenciana, entre outros.
Em Cabocla, Ribeiro Couto exterioriza os sentimentos do homem que, ao contato com a natureza e a vida simples do campo, descobrindo a felicidade e dando a esta novos conceitos. É a situação de Jerônimo, o estudante que, sonhando com o repouso na Europa e com a vida do Rio de Janeiro, é enviado a Vila da Mata, o lugarejo onde descobre um novo e feliz universo, encontrando o amor na bela morena da modesta estaçãozinha de Pau-d'Alho.

Nesta foto podemos ver Luis Jerônimo e Zuca:

Nenhum comentário: