terça-feira, 7 de outubro de 2008

Escrava Isaura

A Escrava Isaura é um romance de Bernardo Guimarães que teve sua primeira edição publicada em 1875, pela Casa Garnier no Rio de Janeiro.
No livro são contadas as aventuras e desventuras de uma bela escrava mestiça em busca de sua liberdade. No inicio do enredo, Isaura está na fazenda em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, vivendo sua vida de escrava bem prendada, mucama da noiva do filho de seus donos originais. Após um período o pai de Isaura, Miguel, conversa com o pai de Leôncio e faz um trato no qual ele dará 10 contos de réis pela liberdade de sua filha. Sem restar outra escapatória para Isaura, Miguel usa os 10 contos de réis que tinha para comprar sua alforria em uma fuga. Levando o romance ao seu segundo estágio.
A Escrava Isaura em 2004 foi produzida e televisionada pela Rede Record e exibida de 18 de outubro de 2004 a 29 de abril de 2005, em 167 capítulos. Ela foi adaptada á partir do livro de Bernado Guimarães, e produzida com a colaboração de Altenir Silva, tendo como direção Herval Rossano, Fábio Junqueira, Emílio Di Biasi e Flávio Colatrello Jr. Teve como elenco grandes atores e atrizes como: Bianca Rinaldi (Isaura dos Anjos/Elvira), Leopoldo Pacheco (Leôncio Almeida), Patrícia França (Rosa), Théo Becker (Álvaro Mendonça ), Maria Ribeiro (Malvina Cunha Almeida), entre outros. Antes da Rede Record, a Rede Globo já havia exibido uma primeira versão de Escrava Isaura em 1976.

Abertura e um trecho da novela Escrava Isaura, exibida pela Rede Globo de Televisão:



Nenhum comentário: