terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de abril a outubro de 1981. Foi escrita por Teixeira Filho, que adaptou o romance de Lygia Fagundes Telles.
A trama se baseia no advogado Natércio Prado e Laura vivem um casamento de desajuste e, quando se separam, Prado fica com as duas filhas mais velhas, Bruna e Otávia, e a mais moça, Virgínia, vai com Laura viver junto do médico Daniel, graças aos agravos mentais e físicos dela. Daniel sempre tratou muito bem de Virgínia e ela sempre foi tratada friamente por Prado, o que levanta a suspeita de que seja filha do médico. Já moça feita, volta a morar com o pai e as irmãs, lidando com a áspera governanta Frau Herta.
O elenco é composto por Lucélia Santos (Virgínia), Eva Wilma (Laura Prado), Adriano Reys (Natércio Prado), Armando Bogus (Daniel), Norma Blum (Frau Herta), entre outros.
Essa novela foi considerada até hoje uma das melhores adaptações de romances nacionais feitas pela TV Globo para o horário das 18 horas. Uma primorosa adaptação de Teixeira Filho do romance de Lygia Fagundes Telles, conseguindo abordar da forma correta, sem exageros, temas como homossexualidade e infelicidade conjugal.
Ciranda de Pedra ganhou uma nova versão, escrita por Alcides Nogueira que não é um remake, mas sim uma nova adaptação do romance de Lygia Fagundes Telles. A estreia ocorreu em 5 de maio de 2008.

Abertura da Novela Ciranda de Pedra de 1981:


Abertura da Novela Ciranda de Pedra de 2008:

Nenhum comentário: